quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sabe quem é o tal do sóleo???

Fonte: RBCP

Já ouviu falar no tal do sóleo? Gastrocnêmio? Pois é, a corrida nos apresenta a nomes que antes desconhecíamos.

Depois da tal da banda iliotibial, que já lesionei três vezes, agora é a vez do sóleo, inicialmente a suspeita era do gastrocnêmio...rs

Em português: são músculos da panturrilha. O sóleo parece ser mais profundo. Foi onde arrumei um estiramento grau 2. Resultado: o último treino foi em 10 de janeiro e só volto a trotar após o Carnaval.

Corro desde 2011 e esta foi a quarta lesão. Perguntei ao médico se não era muito e ele disse que, em média, um corredor se machuca uma vez ao ano, é inerente ao esporte de impacto que faz bem para a cabeça. Li, em outra fonte, que cerca de 50% dos corredores se machucarão por ano. Nem tudo são flores...

“E se eu corresse 5km todo dia? Seria menos lesivo?”, perguntei ao médico. “Só se fosse bem leve. O ideal é dar um intervalo de recuperação”, me respondeu. Por isso, ele faz triatlo.

Mas eu não gosto de água gelada e andar de bike (que é o que posso e vou fazer para não ficar parado) só na academia, por causa da violência.

Sempre digo ao meu treinador que minha meta é atravessar o ano sem lesão, pois ficar um mês parado é muito ruim para minha mente ansiosa, além, claro, de perder o condicionamento.

Creio que tenha acontecido por ter atropelado a planilha em algumas ocasiões, pulando etapas. Vivendo e aprendendo cada vez mais.

Vida que segue. Sou movido a desafio, superação. O meu tem sido buscar o equilíbrio e minimizar os riscos, sem perder as metas de vista! Próxima? Segunda maratona.

Aos poucos vou aceitando: correr apenas para desopilar já não me basta. Sigo em frente enquanto tenho saúde para esses objetivos maiores.

Um comentário:

  1. Realmente.Ter que diminuir o treino ou ficar parado sem treinar é muito triste,mais temos que seguir em frente incluindo as alternativas,para tentar evitar as lesões.

    ResponderExcluir