sábado, 9 de maio de 2015

Corrida na telinha

Não é de hoje que sou fissurado por comerciais de televisão. Os publicitários há muito já sabiam do potencial das telas no imaginário popular, não à toa os filmes publicitários existem desde o início das exibições cinematográficas. Confesso que não tenho muita criatividade para criar peças tão fantásticas, por isso tenho mais admiração ainda pelo trabalho do meu irmão Tiago, publicitário em São Paulo.

Esses dias eu estava fazendo exercícios no transport, quando um comercial me chamou muito a atenção. Uma mulher correndo e expondo seu motivo para correr: sua filha. Assim como a protagonista do comercial da Centauro, também corro por meus filhos e pelas mães maravilhosas da minha vida: minha mulher, minha mãe e minha avó (r.i.p.). Sei que não é necessário que eu veja a minha esposa correndo - este não é seu esporte preferido - sei que ela está comigo a cada passada. De qualquer forma, parabéns aos envolvidos no anúncio e a todas as mães pelo seu dia neste domingo.


Neste mesmo intervalo de programação da televisão, notei que havia muitos outros comerciais de esportes e pelo menos três específicos de corrida. Pesquisando, vi que o fenômeno não é recente, remontando ao menos à década de 1980 e aos comerciais dos Tênis Nike.

Destaco abaixo alguns comerciais, não pela importância histórica ou empresarial, mas por livre escolha temática e pessoal.

1) Este comercial é um destaque por parecer com o citado acima, aprofundando-o, além de antecedê-lo.O norte-americano Team World Vision é um grupo de corrida que tem como um de seus objetivos principais, para além da prática esportiva, o combate à pobreza. É interessante notar que as pessoas correm pelos mais diversos objetivos, inclusive vencer.


2) Este da New Balance merece destaque por sair do lugar comum, criar uma aura de romance na peça publicitária e por ter um conteúdo poético incrível. Achei muito bem escrito e interessante.


3) Destaco este comercial da Nike por trazer esta experiência inovadora com corredores profissionais: correr apenas calçando seus pares de tênis. O anúncio procura aproximar a figura do nu humano com seus tênis minimalistas. Ou seja, a ideia de correr leve como se não estivesse usando nada.


4) Incluo aqui neste bloco dois comerciais da Olympikus, afinal sei que nunca conseguirei vencer prova alguma, nem ganhar dinheiro ou reconhecimento, mas sigo correndo. Sei também que não consigo ficar parado: meu corpo precisa de movimento. O destaque vai também para o visual da cidade do Rio de Janeiro: é lá que esperamos completar nossos primeiros 42km.



Há outros comerciais na playlist que fiz no youtube, quem quiser pode dar uma olhada. Com o tempo vou incluindo novos. Gostaria que cada um comentasse sobre o seu comercial de corrida favorito.
PS: Queria deixar claro que não estou fazendo propaganda para nenhuma empresa específica, apesar de querer muito que isso acontecesse.  Quem sabe nós,  eu, Rodrigo e Isa, corremos com algum patrocínio esportivo? ;-)

Um comentário:

  1. Gosto mto desse da olympikus. É o meu corpo q me chama... rs

    ResponderExcluir