segunda-feira, 4 de maio de 2015

Passos largos na corrida contra a fibrose cística

Quando idealizamos este blog, a pretensão era somente compartilhar a experiência de corredores com problemas de coluna na preparação para a primeira maratona. Não perseguíamos audiência, mas ela foi crescendo e veio a necessidade de dar um tapa no visual, até para atrair colaboradores mais ilustres, como o amigo Cristiano Silveira, que, em 2011, fundou a Equipe de Fibra para mostrar que quem tem fibrose cística também pode correr. E mais: encontrar na atividade física uma aliada contra essa doença que afeta os sistemas respiratório e digestivo. Conheça mais sobre esse belo projeto que já tem um maratonista na equipe!


Cristiano Silveira e o argentino Marcos Marini

Correr uma maratona, seja qual for a motivação, já é um desafio e tanto para qualquer pessoa. Correr uma maratona superando as limitações de uma doença respiratória é certamente um componente a mais. Essa é a história de Marcos Marini (30), educador físico e jornalista argentino que participa de provas pelo mundo divulgando os benefícios dos exercícios físicos no tratamento da fibrose cística, doença genética que afeta especialmente os sistemas respiratório e digestivo. Nos pulmões, ela provoca o acúmulo de secreções mais espessas que o normal, o que obriga o corpo a um esforço adicional para eliminá-las das vias aéreas. A pessoa com fibrose cística perde até seis vezes mais sódio no suor do que as pessoas normais, o que faz com que tenha que repor eletrólitos durante a prova para não sofrer um tipo perigoso de desidratação conhecida como hiponatremia.

Foi pensando em divulgar a doença que, em 2011, Cristiano Silveira (41), biólogo, fundou a Equipe de Fibra, um projeto do Instituto Unidos pela Vida que acabou ganhando todo o Brasil e reúne pais, amigos e pessoas com fibrose cística nas provas.

O próximo encontro? A Maratona do Rio, em julho, que vai levar dezenas de atletas da equipe às provas de 42, 21 e 6km. Na véspera, como de praxe, o grupo deve reunir pais e pessoas com fibrose cística para uma palestra sobre o uso dos exercícios como parte do tratamento da doença. A palestra deve contar com a americana Emily Shaller, da Rock CF, projeto semelhante à Equipe de Fibra.

Cristiano correrá acompanhado da esposa, Marise Amaral (47). Será a primeira vez que o casal correrá os 42km e, para isso, estão se preparando desde o início do ano. O filho deles, Pedro (10), tem fibrose cística e vai correr os 6km da Family Run na companhia do fisioterapeuta Flavio Ponte, seu professor de Pilates.

Você pode conhecer melhor o projeto em unidospelavida.org.br/category/equipe-de-fibra ou no Facebook https://www.facebook.com/groups/520699457976755/?fref=ts

"A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser"

Um comentário: