terça-feira, 5 de maio de 2015

Minha vez: meus primeiros 25km

Todo treino tem um objetivo, um foco, pode ser ele regeneração, diminuir tempo, alcançar metas e até mesmo aumentar distâncias.

Sábado passado, fiz um treino de 25km, e já adianto que não foi fácil. É mais que uma meia maratona e menos que uma maratona, porém, um pouco mais que a metade dela.

A princípio, o Tarso iria me acompanhar de bicicleta, me encontraria na Praia de São Francisco, em Niterói, e iria até onde ele pudesse. Ao final, eu terminaria meu treino sozinha, mas, devido a imprevistos familiares, não foi possível eu receber essa ajuda psicológica e motivacional da parte dele, infelizmente.

Então, dei início ao treino por volta das 6h45min daquela manhã de sábado, gosto muito de correr no sentido São Francisco, saindo de Icaraí e indo até o limite da orla, na Fortaleza de Santa Cruz, onde se instala uma base do Exército. Porém, quando realizo este treino sozinha, sempre fico me perguntando se seria muito perigoso, a chance de ser assaltada é sempre maior, ainda mais sendo mulher e sozinha.

Mas precisava fazer 25km, e Niterói não tem muitas opções de percursos, então me decidi e resolvi fazer estre trecho mesmo. De Icaraí até a Fortaleza, são aproximadamente 10km, onde parei para fazer hidratação e tomar um gel; e também tive de utilizar os sanitários (pra quem não sabe, eles se localizam na parte detrás do que seria o antigo restaurante que existia lá), pensando sempre que estes imprevistos podem acontecer durante um treino, como durante a própria maratona. Resolvi voltar, fazendo o mesmo percurso de ida, sem me demorar muito para não "esfriar" o corpo.

Por volta do km 16-17 encontro com Fabinho, Jesus e o treinador Rossy indo em sentido oposto ao meu. Os mesmos também estão treinando para a maratona. Neste momento, as dores começaram a ficar maiores; é aquele momento em que não se pode pensar muito em si mesma, temos que manter o foco dos pensamentos em coisas aleatórias e não parar para nada. E, quando digo não parar, é não parar mesmo, mesmo o pace chegando a 7min/km... respire e continue... e, assim, no km 19 já estava um pouco mais controlada psicologicamente e as dores não eram um problema muito grande. Fiz mais uma hidratação rápida e tomei mais um gel.

Alcancei o km 20 em Icaraí novamente na tenda de assessoria da UpsportsClub, mais uma hidratação com isotônico e o psicológico abalado novamente, pois ainda teria que fazer 5km na Praia de Icaraí. Dei duas voltas na praia e isso me matou, a vontade de parar junto com as dores eram enormes. Mas a vontade de completar os 25km eram maiores. E, finalmente, completei meu treino. Uma distância nunca feita antes, mas finalizada com muita determinação, afinal o treino todo fiz sozinha, eu e meus pensamentos, eu e meus objetivos, uma determinação exorbitante que gritava mais alto que as dores musculares.




PS: Não posso deixar de agradecer ao Edgar, que me ajudou nos alongamentos pós-corrida.

2 comentários: