segunda-feira, 30 de março de 2015

Correr forte causa gripe?

Pode parecer idiota a pergunta, mas explico como me ocorreu.

Na última quinta, comecei a ficar gripado. Achava que era porque no dia anterior havia almoçado debaixo do ar-condicionado de um restaurante. No dia seguinte, conversando com uma amiga no trabalho, ela disse que eu devia estar com a imunidade baixa por causa dos treinos exaustivos e que, de vez em quando, também acontecia com o filho dela atleta.

Fiquei intrigado e, como bom jornalista, fui investigar. Afinal, havia corrido forte na manhã de quinta. Na minha planilha, estava prescrito para eu correr uma hora na chamada zona de endurance. Peguei o monitor cardíaco na gaveta e decidi girar sempre acima de 160 batimentos, sem olhar o ritmo. Ao final, à exceção do primeiro quilômetro de aquecimento, havia corrido abaixo de 5min40s por km, com média de 162 batimentos.

Pela planilha e reação do meu treinador no dia seguinte, eu não deveria ter ido mais veloz nesse dia. Acontece que não olhei o ritmo, me guiei somente pelo monitor. Como estou mais treinado, consigo já atingir a tal zona com menos batimentos. Bem, foi o que concluí.



Mas, voltando à gripe... Com a coincidência de sentir os sintomas após um treino mais puxado, dei um google em “corrida + imunidade”. Achei alguns textos em sites de corredores sobre esta relação, no entanto, não vi um consenso na literatura. Então, recorri a amigos médicos em um grupo no WhatsApp. Quatro responderam.

“O treino regular melhora a saúde como um todo. Porém, ‘tiros’ de alta performance podem ‘te sugar’. Estes efeitos são minimizados com alimentação adequada e descanso”, respondeu um deles. “O problema são os treinos exaustivos sem a compensação adequada (comer, dormir, descansar). Traçando um paralelo com as lesões musculares, treinos intensos sem fortalecimento também são maléficos”, endossou outra colega. “Mas não acho que o treino o fez ficar gripado. Está circulando um vírus”, ressalvou o primeiro.

Um terceiro amigo disse: “Ah, isso pode acontecer com qualquer um. Não tem como prever”. O quarto falou: “Ficar gripado não é sinônimo de baixa imunidade. Até o mais forte dos homens está sujeito a isso. Basta entrar em contato com o vírus. Como sua grande característica é a capacidade de mutação, a impressão é que você fica gripado o tempo todo e está com a imunidade baixa. Mas, se você se recupera em três a cinco dias, está com a imunidade em dia”.

Como eu estou me alimentando e descansando bem, sobrou-me o vírus mutante... Decidi repousar como recomendaram, mas por mais 24 horas apenas, porque os níveis de endorfina já estavam baixos (rs) e tenho uma meta a cumprir.

7 comentários:

  1. Somos os três porquinhos, é isso??? Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Cheguei no blog de vcs pelo Google ao pesquisar se gripe e corrida "forte" tinham relação e fiquei surpreso com a coincidência de vcs irem correr a maratona do rio tb.
    Estou me preparando para ela tb. Vou acompanhar o blog de vcs.
    abs

    ResponderExcluir
  3. de sua aluna kayane-801 da escola dr.elycombat oarabens (esse e-mail e de umaa prima)

    ResponderExcluir