sexta-feira, 20 de março de 2015

Força nas cadeiras!

Li uma reportagem interessante na Runner´s sobre a importância da força e do equilíbrio dos quadris na prevenção de lesões em geral de corredores.

Um fisioterapeuta americano, Brian Noehren, comparou a marcha de corredores com dor nos joelhos com a de atletas saudáveis. Esperava encontrar um padrão claro em relação à pisada dos dois grupos, mas acabou verificando esse padrão nos quadris.

Isso porque, quando eles falham na função de estabilizar a pelve, músculos adjacentes tentam te compensar para manter o equilíbrio e eles não foram projetados para isso. Resultado: dores lombares, estresse da chamada banda iliotibial, dos tendões de Aquiles e até fascite plantar.

Por isso, outro americano, Reed Ferber, prescreve fortalecimento dos quadris como protocolo de prevenção independentemente da lesão. São exercícios fáceis de fazer com aquela faixa denominada Thera Band, para fortalecer glúteo médio, abdutor, flexor e extensor de quadril, além de outros sem a necessidade da faixa, para trabalhar o equilíbrio, como manter-se em uma superfície instável e agachamentos.

Tudo para ajudar a manter o quadril alinhado no ato de correr e não sobrecarregar outros músculos.

O programa totaliza 16 semanas de exercícios, divididas em quatro fases. No site da revista, há vídeos ilustrativos desse protocolo e de um teste para verificar como sua pelve se movimenta.


Este conteúdo foi extraído da edição 77 da Runner´s e do site da revista.

2 comentários:

  1. Muito legal! Já tinha visto essa reportagem da revista em que apareci (rsrs) e comentava com a osteopata justamente isso, já que eu tenho todos esses problemas relatados na reprotagem.

    ResponderExcluir